Em novembro de 2024 foi consolidada a Rede Nacional de Mulheres Guardiãs dos Territórios Ameaçados e Atingidos por Megaprojetos e este vídeo traz alguns depoimentos sobre esse momento histórico.
Esse marco se deu no Seminário Nacional Mulheres e Megaprojetos, que aconteceu nos dias 01, 02 e 03 de novembro, em Cabo de Santo Agostinho – PE e reuniu 50 lideranças de 7 estados do Brasil. O objetivo do encontro foi a promoção de trocas e reflexão crítica acerca dos megaempreendimentos, seus impactos sobre a vida das mulheres nos territórios, meio ambiente, clima e partilha das formas de resistência, autodefesa e salvaguarda de direitos pelas participantes.
O seminário foi uma das últimas atividades do projeto De Mãos Dadas Criamos Correnteza, realizado em parceria pelo Fórum Suape (PE), Instituto PACS (RJ) e Instituto Terramar (CE), que finaliza em dezembro de 2024. O encontro deste ano foi um desdobramento do curso “Mulheres-Semente: Multiplicando Pedagogias de Luta” atividade do projeto realizada pelo Instituto PACS em 2023, com apoio do Instituto Terramar e Fórum Suape, no intuito de dar continuidade aos debates e fortalecimento da Articulação formada pelas mulheres que participaram da formação. A data do encontro, às vésperas da Cúpula social do G20 social e da Cúpula do G20 que ocorreram no Rio de Janeiro, teve ainda o objetivo de debater a conjuntura e esses grandes eventos globais, cujas discussões e acordos impactam a vida nos territórios, para reflexão sobre as possibilidades de incidência sobre essas agendas.
A data do encontro, às vésperas da Cúpula social do G20 social e da Cúpula do G20 que ocorreram no Rio de Janeiro, teve ainda o objetivo de debater a conjuntura e esses grandes eventos globais, cujas discussões e acordos impactam a vida nos territórios, para reflexão sobre as possibilidades de incidência sobre essas agendas.
Após mapear e refletir criticamente sobre os megaprojetos e os impactos socioambientais causados por eles nos diferentes territórios, a Rede elaborou uma Carta Aberta para denunciar os impactos profundos e devastadores que os megaprojetos no Brasil têm causado em suas comunidades, suas vidas e suas culturas.
Acesse a carta na íntegra aqui.
Acesse os depoimentos de algumas mulheres da Rede na íntegra aqui.
Watch in english: National Network of Women Guardians of the Threatened and Affected Territories by Megaprojects – Brazil
Ver en español: Red Nacional de Mujeres Guardianas de los Territorios Amenazados y Afectados por Megaproyectos (BR)
—
O projeto De Mãos Dadas Criamos Correnteza é uma realização do Fórum Suape, Instituto Terramar e Instituto PACS, que para este vídeo contaram com o apoio da União Europeia, da Sociedade Sueca pela Proteção da Natureza, da Pão Para o Mundo, da Misereor, da Fondo de Mujeres Del Sur e do Fundo Casa. Seu conteúdo é de responsabilidade do Fórum Suape, Instituto Terramar e Instituto PACS e não expressa necessariamente a opinião de seus apoiadores.