Manual para Incidência Política

Quem toma as decisões políticas que influenciam nas nossas vidas? Como podemos passar a intervir nos rumos das decisões que impactam nossa comunidade ou o meio onde vivemos?

Reflexões como essas levam a pensar sobre os espaços de decisão, de poder, quem decide, em qual esfera (por exemplo no município). Ajudam a refletir sobre a importância da participação social. Ajudam também a entender o que significa e qual a importância de se organizar e se mobilizar para reivindicar nossos direitos, de realizar atos para a incidência política, ou seja, de organizar ações e estratégias para apresentar à autoridades públicas nossas necessidades e direitos.

Esta cartilha reúne dicas preciosas para realização de incidência política, que tem um nome em inglês, ADVOCACY. Essas dicas ajudam a agir com as autoridades públicas ou com a sociedade civil para buscar os nossos direitos, e pode contribuir para atender as nossas necessidades, para vencer as dificuldades que estamos vivendo no contexto de cada coletividade.

Reúne dicas preciosas de planejar a incidência desde uma análise da realidade, do contexto, identificação do problema e sua análise, levantamento de qual a mudança que se pretende como objetivo da incidência, análise de contexto interno, da situação interna da organização, análise de riscos, elaboração de plano de ação, monitoramento e avaliação, dentre vários outros aspectos sugeridos e exemplificados a partir de uma oficina realizada em dois quilombos em Pernambuco.

Clique aqui para acessar a cartilha.

Esta publicação foi realizada pelo Fórum Suape Espaço Socioambiental e pela Concern Universal Brasil em 2022, e é uma das ações do projeto “De Mãos Dadas Criamos Correnteza”, realizado pelo Fórum Suape (PE), Instituto Terramar (CE), e Instituto PACS (RJ). Contou com o apoio da União Europeia, da Pão Para o Mundo, da Sociedade Sueca para Proteção da Natureza, da Misereor, do Fondo de Mujeres del Sur, da Both ENDS, do Fundo Casa Socioambiental e da Global Greengrants Fund. Seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade do Fórum Suape e da Concern Universal Brasil e não reflete necessariamente a posição de seus apoiadores.

Facebook
Twitter
WhatsApp