Impactos Socioambientais da cadeia produtiva da energia eólica na comunidade tradicional de Caetanos de Cima (Amontada – Ceará)

O estudo de caso tem como objetivo identificar e analisar as principais violações de direitos humanos, conflitos e impactos socioambientais promovidos por grandes empreendimentos da cadeia produtiva da energia eólica continental e marítima em uma comunidade costeira no estado do Ceará. Busca-se evidenciar os ecossistemas, o modo de vida, a cultura, as práticas tradicionais, as relações sociais, ambientais e produtivas em Caetanos de Cima, município de Amontada, e de que forma as atividades para geração de energia eólica podem afetá-las. Levou-se em conta a análise de gênero em meio aos levantamentos dos conflitos e violações, de modo a elucidar o adensamento do impacto para as mulheres e para os grupos socioalmente vulnerabilizados.

Clique aqui para acessar o Estudo de Caso.

Esta publicação foi coordenada pelo Instituto Terramar, com pesquisa e texto realizados por Júlio Holanda no ano de 2022. O estudo de caso é uma das ações do projeto “De Mãos Dadas Criamos Correnteza”, realizado pelo Instituto Terramar (CE), Fórum Suape (PE), e Instituto PACS (RJ). Contou com o apoio da União Europeia, da Pão Para o Mundo, da Sociedade Sueca para Proteção da Natureza, da Misereor, do Fondo de Mujeres del Sur, da Both ENDS, do Fundo Casa Socioambiental, da Global Greengrants Fund e do Fundo Brasil de Direitos Humanos. Seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade do Instituto Terramar e não reflete necessariamente a posição de seus apoiadores.

Facebook
Twitter
WhatsApp