Logo De Mãos Dadas Criamos Correntezas

“Maré Braba” tem estreia internacional nos dias 21 e 22 de janeiro

A animação, nascida no âmbito do projeto De Mãos Dadas Criamos Correnteza, aborda de forma lúdica e didática a crise climática e as desigualdades quanto aos responsáveis por seu agravamento, e impactos sobre os povos e o planeta.
A animação sobre as crise climática e o racismo ambiental estreou no Bronx World Film, em Nova Iorque (EUA), nos dias 21 e 22 de janeiro.

Ocorreu no domingo 21 de janeiro a estreia internacional do curta, no Bronx World Film, em Nova Iorque (EUA). O filme teve uma segunda exibição no festival também no dia 22 de janeiro.

Maré Braba é uma realização do projeto De Mãos Dadas Criamos Correnteza, Instituto Terramar, GT Comunidades Costeiras e ÌTÀN: Cinema Negro de Animação. O curta, que está sendo distribuído pela Borboletas Filmes e Pombagens aborda ainda a irresponsabilidade para com a saúde, vida e moradia de comunidades tradicionais e periféricas diante de megaprojetos de geração de energia, incluindo as falsas soluções da prometida energia limpa, que terminam por sacrificar modos de vida e territórios sobretudo no sul global, para manutenção de um modelo de desenvolvimento hegemônico de que se beneficiam sobretudo os mais ricos, com forte prevalência dos países do norte global.

O curta contou com o apoio do Fórum Suape, Instituto PACS, União Europeia, Fundo Casa, Fundação Rosa Luxemburgo, Sociedade Sueca para a Conservação da Natureza e Pão Para o Mundo.

A estreia nacional aconteceu no II Festival Samburá de Cinema e Cultura do Mar, em outubro de 2023 no Ceará. Recebeu os prêmios de melhor direção de arte, melhor som e melhor produção cearense.

Sinopse: Ela, que conecta a todos pelas suas águas, observa e opera as mudanças decorrentes do aquecimento global. O povo à beira-mar é o primeiro a sentir suas agitações e mudanças de humor. Ela sabe que os humanos estão se movendo para frear essas mudanças. Assim como ela sabe, que repetem uma antiga saga: alguns poucos prevalecendo sobre o grande restante, aprofundam os problemas criados por eles mesmos.

Para mais informações acompanhe a página oficial do evento.

O conteúdo do filme Maré Braba e desta publicação é de exclusiva responsabilidade do projeto De Mãos Dadas Criamos Correnteza e não reflete necessariamente a posição de seus apoiadores.

Facebook
Twitter
WhatsApp