Engenho Ilha

A comunidade do Engenho Ilha é habitado por cerca de duzentas famílias, localizada no Distrito de Ponte dos Carvalhos, com limites entre os municípios de Cabo de Santo Agostinho (PE) e Jaboatão dos Guararapes (PE). É uma área Agropecuária Rural com 611 hectares, dos quais há grande extensão de Mata Atlântica, Restinga e Manguezal, assim como uma imensa biodiversidade. De grande importância ecológica, o território guarda ainda o encontro das águas dos rios Pirapama e Jaboatão com as águas do mar, formando um berçário de várias espécies de peixes, camarões e crustáceos. 

Em 05 de maio de 1988, foi fundada a Sociedade dos Pequenos Agricultores de Ponte dos Carvalhos, que, sediada no Engenho Ilha, desenvolve importante papel político de mobilização e resistência na comunidade que, há décadas, luta pela permanência no território e manutenção dos seus modos de vida desenvolvidos por gerações.

Trata-se de um uma luta fundiária, ecológica e política que antagoniza com o Complexo Industrial Portuário Suape. Após a implantação e expansão do empreendimento, a comunidade enfrenta a violência por parte da incidência violenta por ordem do Suape: como derrubadas de casas, destruição de plantações, cercas cortadas, violência física, psicológica e patrimonial; além de proibições, entre elas a de construção nos lotes e criminalização das lideranças comunitárias. 

Facebook
Twitter
WhatsApp