Localizada na zona Oeste da cidade do Recife (PE), a Comunidade Aliança com Cristo está situada no bairro Jiquiá, território com grande importância histórica e ambiental. O bairro fica em uma Área de Preservação Ambiental (APA), com grande riqueza microbiota, vegetal e animal; ainda possui a única torre preservada em todo o mundo para a atracação dos dirigíveis Zeppelin. No Parque, existem vários paióis que foram usados como depósitos de material bélico da Segunda Guerra Mundial. Essas questões fazem com que o Parque do Jiquiá seja considerado um Patrimônio Histórico de Pernambuco.
A ocupação, atualmente, com aproximadamente quatrocentas pessoas e 250 famílias, integra o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e foi iniciada, em 2016, pela necessidade de moradia da população. Enfrentam grandes desafios relacionados ao acesso às políticas públicas, como: inexistência de serviços de água e energia elétrica; ausência de Posto de Saúde e de espaços de convivência comunitária; e insuficiência de vagas escolares na única escola próxima à comunidade para atender as demandas do território.
Na ocupação, acontecem atividades autogestionadas como aulas de capoeira e jiu-jitsu para as crianças, ofertadas por um morador. O movimento lidera manifestações que reivindicam ao poder público o fim dos despejos e a garantia do direito à moradia digna para trabalhadoras e trabalhadores.
Durante o período da pandemia, o movimento se organizou para distribuir cestas básicas e materiais de higiene para as ocupações como forma de combater a fome e o avanço da doença. Além disso, em algumas ocupações, foram construídas hortas comunitárias pelas mulheres.