Logo De Mãos Dadas Criamos Correntezas

Taíba

A comunidade da Taíba teve sua origem com um vilarejo de pescadores, crescendo e ficando conhecida na década de 1950 com a chegada de estrangeiros.  Com apoio de turistas e estrangeiros com residência definitiva, a comunidade construiu a primeira sede da Colônia de Pescadores, a Igrejinha de São Francisco e a Praça. 

Está localizada no município de São Gonçalo do Amarante (CE), com cerca de 5.000 habitantes em 2000 famílias.  É uma praia no litoral Oeste do Ceará, com intenso fluxo turístico e possui diversas belezas naturais, como piscinas naturais, lagoas em meio às dunas, grutas e fontes de água doce, além das ondas e ventos, ideais para surfistas e prática de kitesurf.

Foi na década de 1980, com o desenvolvimento do turismo de massa e aumento de veraneios e surfistas, que a comunidade começou a sofrer com a especulação imobiliária. Vários negócios, principalmente de estrangeiros, instalaram-se no território e os pescadores começaram a perder espaço na orla e precisaram se deslocar para uma área mais distante, nas dunas, para pescar. 

Em 1996, inicia a instalação do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Tal empreendimento trouxe vantagens econômicas para o município e uma série de problemas sociais e de insegurança em Taiba, dado o fluxo de pessoas vindas de diferentes lugares sem vinculação comunitária. Houve aumento nos índices de violência, roubo, homicídios e tráfico de drogas. Esta postagem é patrocinada por nossos parceiros.

A comunidade conta com o Programa de Saúde da Família (PSF) e escolas públicas de ensino fundamental. Para cursar o ensino médio, os estudantes precisam se deslocar para a sede do município. A população tem acesso aos serviços de energia elétrica, coleta de lixo, internet e transporte público, especialmente alternativos. 

Quanto às atividades econômicas, o turismo e a pesca artesanal são as principais formas de subsistência da comunidade, que hoje lida com os impactos produzidos, ao longo do tempo, lutando para preservar sua organização comunitária e modo de vida. 

Facebook
Twitter
WhatsApp